Índice Uber

Publicado em 23/11/2017

Embora eu não seja um fanático por computadores – muitos até acham, já que falo de tecnologia em meus cursos – sou completamente apaixonado pelas facilidades que aplicativos em geral trazem para nossas vidas.

Li que a revista Veja criou o “Índice Uber”, imaginei que fosse para avaliar como as pessoas estão usando estas facilidades. Não é exatamente para isso o tal índice, mas aproveitei e usei a ideia para filosofar neste artigo.

Preciso então contar alguns casos...

Acabei de chegar de uma viagem internacional, incrivelmente facilitada pelo Google Maps. Estive em Paris e consegui ir a todos os lugares que queria sem pedir uma única informação. Mais, cheguei a ajudar parisienses indicando caminhos!

Há algum tempo comecei a aprender idiomas diferentes, é um gosto que me permito nesta altura da vida (rs). Já sabia inglês, no início deste ano já consegui um bom nível de francês e estou agora me desenvolvendo no alemão - um verdadeiro desafio! Estou frequentando aulas? De forma alguma, o DuoLingo é um ótimo jeito de aprender brincando!

Já imaginou, você em um consultório médico esperando sua vez de entrar? Eu não perco meu tempo lendo revistas velhas, aproveito para fazer uma ou duas aulas rápidas. No DuoLingo as lições são rápidas, divertidas, gostosas, quase como se fosse um jogo. Ah, uma grande vantagem, é totalmente gratuito.

Você gosta de viajar? Eu gosto, e muito! Pois então, que tal conhecer uma cidade diferente vivendo na casa de um morador? Em minhas últimas viagens, fiquei na casa de um americano, de um britânico e mais recentemente de um francês. É fantástico, a experiência é completa! O nome do aplicativo? Airbnb.

O Airbnb, que também pode ser acessado via www.airbnb.com, é usado por pessoas que têm casas grandes e alugam seus quartos. Os valores são muito mais baixos quando comparados a diárias de hotel, o conforto é enorme e existe nos quatro cantos do mundo. O número de quartos disponíveis no Brasil, por exemplo, já é maior do que em toda a rede hoteleira nacional.

Estou indo agora para uma série de aulas em São Leopoldo, por coincidência neste mesmo período acontece uma feira na cidade e os hotéis estão lotados. Pior, a diária triplicou. A solução? Airbnb! Consegui uma suíte em um apartamento de um casal de aposentados, valor incrivelmente baixo e – é inacreditável – bem em frente à empresa em que darei as aulas. É só atravessar a rua.

Em meu dia a dia ainda aproveito:

- RunKeeper em minhas caminhadas e passeios de bicicleta, o app pega no meu pé se não faço exercícios regularmente;
- Citymapper quando uso o transporte público de São Paulo, ele informa o exato minuto em que um ônibus passa no ponto perto de minha casa;
- Easy Taxi para não ficar esperando horas e horas por um taxi;
- LetsPark para encontrar o melhor estacionamento em qualquer ponto da cidade;
- Passbook, da Apple, para nunca mais imprimir passagem de avião ou ficar na fila do check-in no aeroporto.

E por aí vai. Claro, incluo na lista destas facilidades os nossos velhos conhecidos Excel, Word, PowerPoint e Outlook, sempre procurando aproveitar o melhor de cada ferramenta. Elas estão cada vez melhores!

- Excel para fazer mini gráficos e ajudar a tomar decisões;
- Word que facilita a criar pdfs absolutamente profissionais, como seu eu fosse um exímio artista;
- PowerPoint até para editar e retocar fotos;
- Outlook para gerenciar minha vida profissional e pessoal, tudo sincronizado com meu celular.

Está vendo só porque sou fã da tecnologia? E você, como está aproveitando estas inovações em seu dia a dia? Se o “Índice Uber” tivesse sido criado para medir o quanto estamos aproveitando as facilidades tecnológicas ao alcance de nossas mãos, que nota você teria de 1 a 10?

Um abraço grande,


Fernando Andrade
www.pessoasetecnologia.com.br
fernando@pessoasetecnologia.com.br
(11) 9 9943-4909, 3214-0519


Treinamentos Pessoas e Tecnologia - Corporativos

. Workshop A arte de falar em público com PowerPoint
. Seminário A utilização inteligente do Word
. Palestra PowerPoint para apresentadores
. Curso Aplicativos Google

 

 

Comentários

Para comentar é necessário estar logado.

Nenhum comentário até o momento.