Psicologia

Psicologia & Educação

Como o psicólogo clínico pode ajudar o estudante?

Psicólogo é o profissional com formação universitária em Psicologia. Ele pode se especializar para trabalhar na área clínica, escolar, empresarial, hospitalar, entre outras. O psicólogo clínico está habilitado para atender desde casos mais simples, pessoas que buscam autoconhecimento, até casos que envolvam patologias mais complexas como quadros de ansiedade aguda, depressão. A psicoterapia é um trabalho exclusivo do Psicólogo que busca promover autoconhecimento, análise e mudança de padrões de comportamento, melhorando a vida das pessoas de forma saudável, profissional e ética.

Os psicólogos costumam ser procurados por pessoas que estão passando por alguma situação em que precisam de ajuda. Normalmente apresentam algum sofrimento, ansiedade, tristeza, raiva, decepção, dificuldade de se controlar emocionalmente. Estão passando por dificuldades para fazer uma escolha, tomar uma decisão. Estão tendo dificuldade de se relacionar socialmente. Sofreram uma perda amorosa, familiar, mudança de cidade, separação da família. Mas, muitas vezes, apenas nos procuram porque querem discutir sobre aspectos de suas vidas de forma mais profunda com análise profissional.

Muitos estudantes nos procuram para auxiliarmos na construção de repertório e hábitos acadêmicos (como estudar, fazer lição de casa), por dificuldades no processo de aprendizagem, ou até mesmo por conta de questões de relacionamento na escola (com colegas ou professores). Além, claro, da escolha profissional que aparece no ensino médio ou mesmo mais tarde, numa fase de reflexão e de possível nova escolha de profissão, de carreira.

Durante o processo de terapia, o estudante poderá analisar com o psicólogo os aspectos da sua história de vida, história escolar, sua família, antigos e novos medos, expectativas e planos. Na terapia ocorre o desenvolvimento de habilidades, de repertório comportamental que auxiliem nas suas questões escolares e ajude-o a alcançar suas metas.

Da mesma forma que se escolhe um médico, o ideal é que você busque informações sobre o profissional que irá atendê-lo: indicações, referências, formação. As sessões tem duração de 50 minutos e costuma haver um encontro semanal. Mas isso pode ser ajustado em cada caso, de acordo com a sugestão do psicólogo. Como em todas as áreas, o valor da sessão cobrado por cada profissional varia de acordo com sua experiência, qualificação profissional de pós-graduação como especializações, metrado ou doutorado. Procure o profissional que melhor se encaixe em suas necessidades e expectativas e não se acanhe em perguntar para ele sobre o processo da terapia.

Abraço,

Até a próxima!

Ana Carmen

 

Dra. Ana Carmen Oliveira é Psicóloga e Coach. Doutora em Ciências Comportamentais (UnB) e mestre em Análise do Comportamento (PUC-SP). Personal e Professional Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Atende adultos e crianças acima de 12 anos em consultório particular em SP.

E-mail: anacarmenoliveira@gmail.com